Blog

 
 
 
 
Arte terapia no Espaço Ikaria
 
 
 

A Arte terapia dentro do Espaço Ikaria – Uma parceria a favor do idoso

 
O ser humano sempre teve necessidade de se expressar, desde os tempos remotos antes de falar e escrever ele já desenhava nas paredes das cavernas. Esta atividade, além de ser uma representação do meio onde vive, é uma forma de exercitar a mente e o olhar. Representar o que vemos também é uma forma de nos mantermos vivos, ativos, e neste ponto a arte educação traz benefícios a turma da terceira idade.
 
 
 
 

O ser humano sempre teve necessidade de se expressar, desde os tempos remotos antes de falar e escrever ele já desenhava nas paredes das cavernas. Esta atividade, além de ser uma representação do meio onde vive, é uma forma de exercitar a mente e o olhar. Representar o que vemos também é uma forma de nos mantermos vivos, ativos, e neste ponto a arte educação traz benefícios a turma da terceira idade.

No centro dia para idosos, a arte é apresentada em oficinas sócio educativas e culturais, propondo atividades que contribuem para a saúde mental e física do idoso, estimulam a socialização, e mostram que ele é protagonista, contribuindo assim para uma independência criativa. Dentro do trabalho coletivo, as especificidades são variadas de pessoa para pessoa, podendo ocorrer dentro do mesmo grupo, participantes com necessidades especiais em diferentes níveis, como físico, sensorial, mental, social e cultural. Com o passar do tempo as mãos já não tem a mesma firmeza, as vezes os olhos não ajudam, a cabeça tem dificuldade em assimilar algumas informações, e respeitando estes limites, a arte-educação procura trazer atividades artísticas, a partir de técnicas como desenho, pintura, modelagem, entre outras tendo como principal objetivo, manter a mente ativa, e o desempenho cognitivo, promovendo assim uma melhor qualidade de vida.

Por Atenor O. Junior – professor de Artes Visuais.
 
 
 
 

Dança Livre com Idosos

 
A prática da Dança Livre está inclusa no cronograma de atividades regulares do centro dia para idosos e é uma das atividades preferidas dos nossos clientes. Até o idoso mais retraído entra na dança!! É uma prática que traz diversos benefícios, entre eles a possibilidade de investigação do movimento próprio de cada indivíduo, desenvolvendo em cada um a consciência de sua história corporal.

Além disso, trabalha a conscientização corporal: auto regulação do tônus muscular e de organização postural, ativa a percepção e escuta da sensibilidade, além de expandir o potencial criativo pelo gesto e movimento. Aqui no Espaço Ikaria, buscamos através de cada atividade, propor maior qualidade de vida aos idosos, contribuindo para que se tornem mais ativos e saudáveis neste novo ciclo de vida.

Por Marcelli Ferreira Louzada - Doutoranda em educação do corpo e Pesquisadora de Artes.
 
 
 
Dança livre com idosos no Espaço Ikaria
 
 
 
 
 
 
 
Fisioterapia preventiva do Espaço ikaria
 
 
 

Fisioterapia Preventiva na Saúde do Idoso

 
A fisioterapia preventiva para idosos tem como objetivo o controle e a prevenção das doenças. Compreende um conjunto de exercícios físicos e respiratórios com o objetivo de manter a funcionalidade, qualidade de vida, o bem estar, como também retardar ou até mesmo evitar complicações na saúde.
 
 
 
 
Os principais benefícios da fisioterapia são: adiar a instalação de incapacidades decorrente do processo do envelhecimento, contribuir com a diminuição dos índices de quedas, diminuir índices de hospitalizações, preservar a função motora, manter ou melhorar a qualidade de vida do idoso. A fisioterapia preventiva também ajuda no controle ou até mesmo na prevenção de doenças que são comuns nessa faixa etária, como hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes, osteoporose, hérnias de disco, bursite, tendinite, como também no controle de dores articulares, musculares, ansiedade, insônia, depressão e também melhora da autoestima.

O centro dia para idosos oferece a fisioterapia preventiva como uma aliada na promoção da saúde proporcionando uma melhor qualidade de vida e mantendo o idoso ativo.

Por Maria Angela Silva Santos - Crefito-3:249498-F.